Dons - 9&10 - Cura e Maravilhas

TITULO – ιαμα

Sem duvida da lista Neo testamentária de Dons os chamados Dons de “Maravilhas” são os que chamam mais a atenção, por motivos simples, são manifestações espetaculares do Amor e do Poder de Deus.

 É importante lembrarmos – algo que já estudamos que não há restrições sobre os Dons Espirituais, ou seja, a manifestação do Espirito Santo dado aos primeiros cristãos da igreja é valido para os dias atuais.

A igreja de Atos dos apóstolos está na mesma condição que a nossa! Jesus o Deus Eterno, Messias e Salvador já havia morrido, ressuscitado e já havia ido aos céus. Ou seja, a igreja de Pedro, Tiago, Paulo vivia a mesma promessa que a nossa a promessa da volta de Cristo. E foi para esta igreja que vive na esperança desta promessa que os Dons – inclusive o de Curas e Maravilhas foi manifestado.

 O poder dado por Jesus através da ação presente do Espirito Santo de Deus não foi dado a um grupo especifico, ou a uma época especifica, mas, foi dado a sua IGREJA e isto independe do tempo e do espaço, depende única e exclusivamente daquele que era, que é e que há de vir, por que dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas.

 DOM CURA - ιαμα iama

1) um meio de cura, remédio, medicamento

2) cura

DOM MILAGRES - δυναμις dunamis

1) poder, força, habilidade

1a) poder inerente, poder que reside numa coisa pela virtude de sua natureza, ou que uma pessoa ou coisa mostra e desenvolve

1b) poder para realizar milagres

1c) poder moral e excelência de alma

 

Os Dons de Maravilhas – Cura e Milagres, tem em sua atribuição não somente a maravilha em si, mas, um poder de resistir as coisas naturais, e a excelência da uma vida de autoridade, ousadia e realizações no Nome de Jesus.

 BASE BÍBLICA

O texto do Apostolo Paulo a Igreja de Corinto é muito claro sobre a ação de Poder do Espirito Santo, e para confirmar que a ação é de Deus, mesmo sendo a Igreja de Corinto uma igreja muito imatura, o Poder de Deus não é limitado.

 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
1 Coríntios 12:9-10

 1 - ENTENDENDO AS DOENÇAS FISICAS

 Será que o cristão fiel pode ficar fisicamente doente? Isto é correto? É coerente com a pregação de um Deus Amoroso e Todo Poderoso?

É importante analisarmos esta questão de maneira inicial antes de falarmos propriamente dito da ação de Poder do Espirito Santo.

 1º - A Doença Física é consequência natural do pecado da humanidade:

            O pecado trouxe consequências diretas ao homem e a natureza:

E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá;
Gênesis 3:17-18

 

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23

 Será que o cristão fiel pode ficar fisicamente doente? Isto é correto? É coerente com a pregação de um Deus Amoroso e

 2º - A Doença Física não é sinal de desatenção ou falta de amor de Jesus.

“... cujo irmão Lázaro estava enfermo.
Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
João 11:2-3

 

A família de Marta, Maria e Lazaro eram amados de Jesus, mesmo assim, passam pelas consequências naturais de uma vida limitada pelo tempo, espaço e principalmente pelo pecado.

 Um Doença Física também serve como ferramenta para a gloria de Deus.

E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

Pensando neste item 3 o que é mais fácil:

a)Deus curar um cego?

b)Ou nós – sua igreja, cuidarmos de um cego durante sua vida?

A doença serve para manifestar a obra de Deus – Seu Amor, Sua Graça, Seu Cuidado, Sua Misericordia, etc. Não apenas o seu Poder!

 Deus mesmo declara que ELE é quem cria o mudo, o surdo, etc.

E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?
Êxodo 4:11

Porque teria o Eterno criado alguém com limitações? Deus cria pessoas com limitações para exercer o Seu Amor ILIMITADO através de sua Igreja.

 “Nós CREMOS na cura nos dias de hoje, cremos na cura que há no Nome e no Sangue de Jesus”! mas, também cremos que Deus opera maravilhas através do cuidado da Igreja para com os necessitados.

 VOLTANDO A PERGUNTA:

Pode o Cristão Fiel ficar doente:

 

2 – O EFEITO DA CRUZ

LIBERTAÇÃO ESPIRITUAL OU CURA FISICA?

Pelo que já vimos acima à doença “não” necessariamente tenha relação com pecado, com infidelidade, todavia, um texto bíblico mal interpretado sobre esta questão é Isaias 53.

O texto de Isaias declara que o sofrimento de Jesus nos trouxe a PAZ – e Jesus reafirma isto no Novo Testemanto, quando declara: “Deixo-vos a minha paz, a minha paz eu vos dou”.

Ou seja, Cristo foi moído pelo PECADO e INIQUIDADE, não por conta de doenças, bactérias, infecções, alergias, ou dores diversas do corpo.

 E o resultado do seu trabalho é um POVO SAUDAVEL – do que? Das iniquidades e pecados, não necessariamente das limitações físicas.

Observe os itens destacados: Pecados, Iniquidades e Transgressões – Resultado foi a Paz!

 

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.


Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

 

Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
Isaías 53:6-8

 

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.


Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.


Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

Isaías 53:4-6

Por fim, a Palavra SARADOS (vs 5) esta relacionada no original a uma vida nacional (coletiva) saudável, e não a cura de problemas físicos.

Lembrando que a CURA PODE OCORRER conforme o proposito de Deus, todavia, Ele nos promete a PAZ e não a cura física.

 3 - OBJETIVOS DO MILAGRE

 

1 – GLORIFICAR O NOME DE JESUS

Em Atos temos Pedro e João curando um coxo, e na sequencia a perseguição do Sinédrio – Por que o Sinédrio perseguiu a Igreja? Não foi pela ação do Milagre.

 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
Atos 3:6

Dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar; Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum.
Atos 4:16-17

A perseguição não foi por causa do milagre realizado. Nem mesmo foi questão de Fé, pois Fé é a certeza do que “não se vê” e o sinédrio mesmo declara que a CURA ERA NOTÓRIA.

Eles perseguem a igreja por causa do NOME DE JESUS!

 Como podemos observar o objetivo do milagre nem mesmo foi o bem estar momentâneo do coxo (momentâneo pois a vida é física curada é rápida, e a eternidade sem Cristo....) O Objetivo era a DIVULGAÇÃO E ENALTECIMENTO DO NOME DE JESUS!

 

2 – TESTEMUNHAR DO NOME E DO PODER DE JESUS

 

E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;

Atos 3:8-9

 

3 – DESTACAR O DEUS VERDADEIRO E A FIDELIDADE DO SERVO

 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
1 Reis 18:36

 4 - NEM TODOS FAZEM MILAGRES!

NEM TODA SITUAÇÃO – DOENÇA SERÁ CURADA!

 

Temos muitos personagens bíblicos que exercerem milagres e maravilhas no meio do Povo, podemos citar: Moises, Elias, Eliseu, Pedro, Paulo, Jesus. Jesus tem ao menos 35 milagres registrados em seu ministério.

Todavia, também GRANDES homens de Deus, com Dons diversos, que não tem o registro de nenhum milagre.

Exemplo: Samuel e Jeremias profetas – A.T – João Batista, Mateus, Silas, Barnabé, etc. do Novo Testamento.

 Temos ainda personagens que fizerem milagres numa situação – com estranho por exemplos, e não CURAM CONHECIDOS como Paulo a Timóteo.

 

Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. 1 Timóteo 5:23

 Paulo não acusa Timoteo de infidelidade ou pecados diversos, não há indicação nenhuma que a “enfermidade” de Timoteo tinha qualquer relação espiritual, mesmo Paulo já tendo realizado milagres diversos, não declara Cura a Timoteo.

 5 - MILAGRES E MARAVILHAS COM CONSEQUENCIAS QUE NÃO AGRADARAM A DEUS!

Também há a realização de milagres em nome de Deus – de alguma forma Deus permite, todavia, o seu resultado não agrada a Deus, e o homem paga por este ato de irreverência.

 

E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
Números 20:10-12

Também o Senhor se indignou contra mim por causa das vossas palavras, e jurou que eu não passaria o Jordão, e que não entraria na boa terra que o Senhor teu Deus te dará por herança
Deuteronômio 4:21

 Deus permitiu que a maravilha fosse realizada, confirmou o ato “chamado a existência” pelo seu Servo Moises, todavia, cobrou-lhe um preço alto por sua ação.

 

ATRIBUTOS DO DOM DE CURAS E MARAVILHAS

 A)Intimidade Com Deus;

Vida comprometida com Deus, Sua Palavra, Sua Glória.

Assim como Elias – A.T., declara que fizera tudo conforme a Palavra de Deus, somente o servo em plena comunhão saberá da parte de Deus qual o momento para chamar a existência algo fantástico, algo espetacular, alguma cura ou maravilha.

 B)Misericórdia

É necessário se compadecer, sentir a dor do outro, ter o desejo de ver a Gloria de Deus manifesta no outro.

Pedro e João fizeram grande Milagre porque “olharam” o coxo e se compadecerem dEle, de sua situação, de sua miséria.

C)

Sem Fé é impossível agradar a Deus. Para realizar os Milagres e Maravilhas é preciso CRER num Deus de Maravilhas. Crer no seu amor e no seu poder, para a própria vida, e para a vida do outro.

 D)Humildade

É o nome de Deus que deve ser honrado, enaltecido e glorificado. O crente que tem o Dom de Curas e Maravilhas deve ter o mesmo sentimento de João Batista ´quando declara: – “é necessário que Ele cresça e que eu diminua”.

Não é o nome do pastor, missionário e ou curandeiro que deve ser lembrado e destacado no meio do povo, mas, o Nome que esta acima de todos os nomes, o Nome de Jesus!

 CONCLUSÃO

 No inicio da igreja de Cristo os Dons de Curas e Maravilhas ocorriam em abundancia por vários motivos – necessidade, urgência, Fé e Dependencia exclusiva do Eterno, etc.

Hoje talvez o comodismo dos planos de saúde, hospitais e remédios, nosso auto conhecimento dos assuntos tem tirado o senso de urgência e de Poder que há no nome de Jesus.

Outro fator que merece destaque é que no passado estas manifestações espetaculares destacavam o Discipulo de Cristo no meio do povo. Talvez hoje em dia seja quase um milagre a ser destacado um discípulo “simplesmente fiel”!

 

Abraços Pastor Públio

Programação da Semana

Segunda-Feira  - 20 hs
Oração, Clamor e Vitória;

Terça-Feira       - 20 hs
Encontro das Mulheres;

Quarta-Feira    -
16h- Espaço Aberto- Esportes
19h30-RECUPERE - clique aqui
20h- Estudo Biblico/Doutrinario

Quinta-Feira     - 16 hs
Espaço para Adolescentes

Projeto Mulheres do XV

Sábado
8h- EDUCAXV-cursinho ENEM
13h- Ensaios -Adolescentes
14h- Evangelismo- PESCA
15h- Ensaios -Jovens
16h- LIBRAS -
Projeto Mãos que Libertam 
20h- Vide agenda do Mês

Domingos
9h00 hs - Culto da Manhã

9h45 hs - EBD/Ministérios

17h30 - Celebração
19h30 - Celebração

Mensagens

Login -XVNET

Mensagem do Pastor

Foto Culto IBPXV

“Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres."
Salmos 126:3

 A IBPXV é o espaço ideal para você (criança, adolescente, jovem ou adulto) e sua família buscar e desenvolver o Caráter de Jesus Criso.

Uma Igreja "VIVA e ALEGRE" que não abre mão da seriedade e reverência que o relacionamento com o Deus Eterno e Santo exige, assim sendo, manifesta em seus cultos e na vida em sociedade a alegria de filhos que sabem o Pai Amoroso que tem.

Cultos festivos, espontâneos e alegres. Louvor contagiante; Pregações atuais-relevantes;

Clamor/Intercessão contínuo.

Convido você a nos fazer uma visita, e caminhar conosco nesta busca até o Grande Dia de Encontro com o Senhor Jesus.

Abraços Pr. Públio Azevedo.

gp1

gp7

gp2

gp8

gp3

gp9

gp4

gp10

gp5

gp6