DONS - 3 - Evangelistas

TITULO – ευαγγελιστης

É Interessante observar que nos textos de Romanos e Corinto o Apostolo Paulo destaca que o Deus Triuno distribui os dons, ou, as capacitações espirituais especiais, todavia, em Efésios o Apostolo destaca que o Deus Eterno distribui pessoas, veja:

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores ... Efésios 4:11

Deus dá a suas igrejas, ao seu Corpo pessoas especiais para o realizar de sua obra. O que nos permite inferir que todas as Igrejas – necessariamente, possuem pessoas com estas capacitações.

Todos os Dons do Espírito Santo são para capacitação e edificação do corpo de Cristo, todavia, em virtude do tamanho da igreja, do exercício de atividades locais, seu momento de estruturação, etc. talvez alguns Dons ainda não tenho sido manifestados, ou mesmo – para aquele momento, talvez não sejam necessários – ainda, pois quando o forem o Deus Triuno capacitará a sua igreja local. Contudo, os Dons de Apostolo, Profeta, Pastores, Mestres e EVANGELISTAS já nascem junto com a igreja local! Ou através dos primeiros irmãos enviados para abertura do trabalho – Apostolos e Evangelistas, ou de obreiros enviados para a continuação do trabalho iniciado – Profetas, Pastores e Mestres.

Ou seja, nenhuma igreja local inicia um trabalho espiritual neo testamentário sem o envido de missionários e evangelistas, e a continuidade por pastores e professores bíblicos.

 01 – DOM - ευαγγελιστης euaggelistes

1) ) aquele que traz boas novas, evangelista

2) nome dado no NT aos mensageiros da salvação através de Cristo que não eram apóstolos

A palavra Evangelista tanto classifica um Dom Espiritual especifico, quanto indica uma mensagem ou mesmo uma pessoa.

 

BASE BIÍBLICA -

O evangelho é a mensagem anunciada, tornou-se designação para um povo que segue esta mensagem “evangélicos” e é um Dom especifico para alguns escolhidos e separados para a nobre tarefa de anunciar a Jesus, vida, obra, morte, ressurreição e volta gloriosa: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para Evangelistas, e outros para pastores e doutores ... Efésios 4:11

 

  

RESUMO INDICATIVO DO DOM -

O Dom de Evangelista é a capacidade especial dada pelo Deus Triuno para a sua Igreja, assim como todos os outros Dons, o Dom de Evangelista também opera para crescimento e edificação do Corpo de Cristo, também opera na capacitação individual do cristão para o viver a nova Vida em Cristo Jesus, todavia, talvez seja o Dom mais objetivo na questão do “Testemunhar” que é a característica de espelhar as atitudes de Jesus em nossas vidas, em toda e qualquer situação.

 

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8

 

Como muitos são os Dons Espirituais em operação na igreja local, o Dom de Evangelista incide em um percentual pequeno nos membros da igreja local, todavia, se o percentual é pequeno, grande tem sido os personagens que o recebem e exercem este Dom, vejamos alguns nomes de grandes evangelistas na história:

 

Felipe  30 d. C - séc. I.          

Primeiro chamado para o Serviço Diaconal, depois, enviado como evangelista. Atos 8.39-40

John Wesley – séc. XVIII -

Evangelista inglês, revolucionou sua época com pregações e apelos públicos à santidade.

C. H. Spurgeon - séc. XIX     

Pastor Batista inicia jornada de pregação aos 17 anos, pregando nos EUA e Inglaterra, não somente em igrejas, mas, teatros, escolas, e praças livres.

Billy Graham – séc. XX

Pastor Batista, conhecido por suas cruzadas internacionais, falando a mais de 2 bilhões de pessoas em muitos países no mundo.

 

???? séc. XXI .

Será que podemos incluir o meu o seu nome nesta lista?

 

Conforme Atos 1.8 – todos que recebem o Poder do Espírito Santo são enviados à Testemunhar de Cristo, o Evangelista tem a habilidade irresistível não apenas de Testemunhar (o que Cristo fez na sua vida pessoal) mas de Apresentar o plano de Salvação Completo (o que Cristo fez na vida da humanidade).

 

Por fim, o Evangelista é o que não perde a oportunidade de anunciar a Cristo, consegue transformar toda e qualquer situação do seu dia-a-dia em mensagem para a salvação, veja:

 

CASA - assistindo TV, fazendo a atividades domesticas, etc – Encontra similares no texto bíblico, e aplica-os.

TRABALHO – nas conversas com colegas, no cafezinho, cria situações para apresentar Jesus como resposta.

ESCOLA – em meio as discussões das matérias, debates com professores e colegas, sempre introduz a mensagem.

FAMÍLIA – aniversários, casamentos, ou mesmo situações fúnebres, sempre há uma palavra de consolo e salvação.

 

IMPORTANTE – O evangelista não é o único responsável pelo crescimento da igreja local, mesmo não sendo todos os membros evangelistas, todos são Testemunhas de Cristo.

 

Algumas características exigíveis para o exercício deste Dom :

a)Amor incondicional e constante pelas almas perdida;

b)Alegria e disposição impar para o trabalho evangelístico;

c)Conhecimento Bíblico – destacado para o plano de Salvação;

d)Ousadia;

e)Relacionamentos, gostar de pessoas, e estar no meio de pessoas;

 

DOM DE EVANGELISTA NO ANTIGO TESTAMENTO

Já observamos que o Dom do Evangelista tem como característica especial o gostar no meio de pessoas, e falar as Boas Novas de Deus ao povo. Falando a verdade da Graça remidora a partir do Sangue de Cristo que gera salvação, bem como, a justiça de Deus pela ausência da fé no mesmo sangue.

O próprio Senhor Jesus no Novo Testamento lembra aos seus discípulos que houve um trabalho evangelístico de plantio das Boas Novas antes deles, veja:

Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. João 4:37-38

Ou seja, os discípulos do NT não foram os primeiros a plantar.

Muitos são os personagens do A.T. que estiveram no meio do povo anunciando Salvação e Justiça de Deus, destaco aqui dois: Samuel e Isaias.

Samuel

Profeta, Sacerdote e Juiz são características facilmente identificadas e atrituidas ao Grande Profeta Samuel, poucos observam sua atividade de Evangelista.

E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito. Tão-somente temei ao SENHOR, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez. I Samuel 12.22-23

 

Samuel estava no meio do povo, não como um sacerdote comum, que habita ao tabernaculo ou templo para cumprir um ministério local, antes, itinerante Samuel como um evangelista visitou as diversas cidades de Israel, anunciando justiça, juízo e salvação do Senhor.

No texto acima, o povo havia pecado em escolher um Rei que fosse adiante do povo, que já tinha o Senhor como guia, Samuel, indica o pecado, mas, não rejeita seu ministério evangelístico de testemunhar e ensinar o povo as grandezas de Deus. Ou seja, com Saul como líder, Samuel não mais governava (julgava) a Israel, com Aimeleque (ou Aias) era o Sumo Sacerdote nesta época, Samuel não atuava no templo, mas, como evangelista estava no meio do povo.

Isaias

Profeta denominado por alguns como o 1º Evangelho, por ser o primeiro a narrar a mensagem, vida e obra do Messias, logicamente que esta narrativa é profética por que incontestavelmente os escritos de Isaias surgem alguns séculos antes da obra de Cristo.

O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos. Isaias 9. 2-3

A fala antecipada de Isaias sobre a obra do Messias, é tão detalhada que muitos questionam sua veracidade, como se o texto fosse posterior a Jesus, e não anterior. Todavia, sim, o texto é anterior o Profeta tambem pode anunciar as boas novas de salvação, o povo que estava em trevas pode ouvir das boas novas de salvação.

 

Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! Isaías 52:7

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; Isaías 61:1

 

DOM DE EVANGELISTA NO NOVO TESTAMENTO

Talvez o mais neo testamentário dos Dons. O evangelho que é a “Boas Novas de Paz e Salvação” da parte do Deus Eterno aos povos surge de maneira efetiva, completa e suficiente em Jesus Cristo, seu anuncio o precede – Profetas, Evangelistas do A.T, e o ultrapassa, Discípulos, Apóstolos, Missionários, Pastores.

Muitos são os evangelistas no Novo Testamento e na história da Igreja (vide alguns exemplos acima) muitos são os exemplos da capacidade especial de julgar, aqui destaco João Batista e Andre.

 

João Batista

Ultimo Profeta do Antigo Testamento, Primeiro Evangelista e Discípulo do Novo, João é um personagem impar da história da Fé cristã. Tem o privilégio de anunciar a vinda do Messias e contemplar o seu cumprimento.

 

Como todo bom evangelista não estava encerrado e ou limitado ao templo, em reuniões e ou atividades burocráticas, mas, estava no campo anunciando o evangelho, indicando a Jesus como o caminho.

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; E toda a carne verá a salvação de Deus. Lucas 3:3-6

  André

Discípulo de João Batista, ao receber a indicação de Jesus como cordeiro de Deus, deixa João e segue a Jesus, após passar um período curto com Jesus, teve a certeza de que Ele era o Messias prometido.

E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras? Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima. João 1:36-39

 

André tem a certeza – pela fé, que Jesus era o Messias, nesta certeza o que faz André? André assume o papel do evangelista, e, sai a anunciar Jesus como resposta de Deus, e o faz primeiramente em sua casa, a sua família, em especial ao seu irmão Pedro.

 

Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.

Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).

João 1:40-41

  ATRIBUTOS DO DOM DE EVANGELISTA

 

 

A. SENSO DE URGÊNCIA;- Sabe que o mundo jaz no maligno, e o tempo está próximo

B. DISPOSIÇÃO;- O serviço é ardo, é constante, e há multidões sem Jesus;

C. AUTO ESTIMA- Capacidade de trabalhar sozinho, sem receber louros dos homens.

 

A - SENSO DE URGÊNCIA

O cristão que tem o Dom de Evangelista, sabe que o tempo está próximo. Que tempo? O tempo do Senhor Jesus voltar, colher a sua vinha, separar o joio do Trigo, receber suas ovelhas e afastar para sempre os bodes. Palavra dura, que o evangelista assume como verdade única para direcionar sua vida, carreira, ministério, família, tempo, recursos.

O Evangelista sabe que se: A pessoa ao lado na condução (ônibus, metro, trem), ou o vizinho na rua ou nos bares, ou o colega de escola, faculdade e profissão, não ouvirem de Cristo, não souberem das “Boas Novas” de Paz e Salvação irão para o inferno! Por isso o Evangelista é urgente.

 

 B – DISPOSIÇÃO

De todos os Dons mencionados no texto bíblico, somente para o Ministério Evangelistico existe uma apelo do próprio Senhor Jesus para o envio de mais trabalhadores:

 

Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.

Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara. Mateus 9:37-38

Portanto este é um Ministério que exige disposição extra dos obreiros. Insistência, perseverança, firmeza, Constancia, o evangelista continua mesmo após “tomar inúmeros fora” de amigos e parentes, de ser tido como “chato” por não parar de falar sempre da mesma coisa, ou seja: Da Salvação que há em Jesus!

 

C – AUTO ESTIMA

O Evangelista precisa ser um cristão “bem resolvido” consigo, com sua família, com sua igreja e com o seu Deus.

Muito trabalho de bastidor! Não está a frente com microfone nos cultos de festa, não Grava CDs ou escreve Livros, nem sempre é percebido no ministério local, poucas igrejas tem trabalhos/ministérios e ou departamentos de evangelismo organizados, mas, o servo de Deus que é capacitado pelo Eterno não espera ou mesmo depende destas coisas, antes, depende única e exclusivamente do Seu Senhor, que lhe chamou, capacitou e o enviou ao campo para a colheita.

 

CONCLUSÃO

 

Tal qual Apóstolos, Pastores e Mestres o Evangelistas são pessoas enviadas a igreja local para o seu crescimento, edificação, constancia e firmeza.

O Dom do Evangelista é para a Igreja nos dias de hoje, é necessário que clamemos ao Senhor da Seara que envie obreiros, mas, que também oremos ao Senhor que sustente os obreiros já enviados, que os identifiquemos, capacitemos-os com o que for necessário, valorizemos nossos evangelistas, e aprendamos com estes o valor de uma alma ganha para Cristo.

 

Abraços Pr. Públio Azevedo

Programação da Semana

Segunda-Feira  - 20 hs
Oração, Clamor e Vitória;

Terça-Feira       - 20 hs
Encontro das Mulheres;

Quarta-Feira    -
16h- Espaço Aberto- Esportes
19h30-RECUPERE - clique aqui
20h- Estudo Biblico/Doutrinario

Quinta-Feira     - 16 hs
Espaço para Adolescentes

Projeto Mulheres do XV

Sábado
8h- EDUCAXV-cursinho ENEM
13h- Ensaios -Adolescentes
14h- Evangelismo- PESCA
15h- Ensaios -Jovens
16h- LIBRAS -
Projeto Mãos que Libertam 
20h- Vide agenda do Mês

Domingos
9h00 hs - Culto da Manhã

9h45 hs - EBD/Ministérios

17h30 - Celebração
19h30 - Celebração

Mensagens

Login -XVNET

Mensagem do Pastor

Foto Culto IBPXV

“Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres."
Salmos 126:3

 A IBPXV é o espaço ideal para você (criança, adolescente, jovem ou adulto) e sua família buscar e desenvolver o Caráter de Jesus Criso.

Uma Igreja "VIVA e ALEGRE" que não abre mão da seriedade e reverência que o relacionamento com o Deus Eterno e Santo exige, assim sendo, manifesta em seus cultos e na vida em sociedade a alegria de filhos que sabem o Pai Amoroso que tem.

Cultos festivos, espontâneos e alegres. Louvor contagiante; Pregações atuais-relevantes;

Clamor/Intercessão contínuo.

Convido você a nos fazer uma visita, e caminhar conosco nesta busca até o Grande Dia de Encontro com o Senhor Jesus.

Abraços Pr. Públio Azevedo.

gp1

gp7

gp2

gp8

gp3

gp9

gp4

gp10

gp5

gp6