DONS - Introdução

DONS ESPIRITUAIS, a ação sobrenatural de Deus no mundo através da sua Igreja.

 É imprescindível que iniciemos este estudo com uma visão “teocêntrica” lembrando que os Dons são espirituais, veem da parte de Deus – que é espírito.

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24

para cumprir um propósito espiritual, atendendo a visão, propósito e expectativa de Deus.

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Romanos 11:36

Partindo deste prisma – Teocêntrica, evitaremos tantos equívocos vindos de uma visão “antropocêntrica”, onde os Dons são para realizar, atender e agradar aos homens, suas instituições, desejos, vontades e ambições.

 Então vamos lá:

1º - em primeiro lugar, antes de ter, entender, buscar qualquer Dom espiritual para ser útil aos planos de Deus, é necessário, estar em Cristo, ser Nova Criatura.

No que diz respeito aos Dons, primeiro SER depois TER!

O Dom maior é o Dom da PRESENÇA DE DEUS, o maio Dom que o ser humano pode ter é o Dom do Espírito Santo na sua vida, o brilho da presença de Deus nas nossas estar disponível para as ações

Só é possível receber algo espiritual, se vivermos uma vida nova pelos valores do Deus que é espírito.

As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1 Coríntios 2:13-15

 Segundo o texto acima, só é possível o entendimento das coisas do Espirito Santo àqueles que são espirituais.

Para o Apostolo Paulo ser espiritual, era o viver na Carne (vida humana) a vida do Cristo Glorificado (Gl 2.20)

 

Ou seja, antes de ter o Dom, o SER ESPIRITUAL, antes de Fazer, ESTAR em Cristo.

Não é possível admitir que pessoas executem, realizem, manifestem os Dons espirituais (qualquer um deles) sem ser espiritual, sem viver nos padrões do Espírito Santo, sem ser nova criatura.

Exemplo: Uma pessoa que vivem em mentiras, fofocas, corrupção, mau testemunho, etc. na semana não pode falar em línguas estranhas, profetizar, evangelizar, interceder, etc no Domingo! Primeiro SER depois TER e fazer.

 2º - lugar, diferente do que muitos defendem, os DONS espirituais são para todo o povo de Deus (não apenas para alguns especiais, super espirituais, etc) e isto inclui o povo de Deus do A.T. do N.T. e da Igreja nos dias atuais.

 No Antigo Testamento o principio do SER primeiro do que o TER já existia na vida de Saul.

E o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem.E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo. 1 Samuel 10:6-7

Primeiro Saul seria transformado num Novo Homem (I Co 5.17) depois Saul faria algo em Nome do Senhor (Mt 28.19-20), por que somente depois de SER nova criatura Deus seria com ele, antes não.

 3º - lugar, o Espírito Santo já agia no Antigo Testamento na vida daqueles que eram espirituais, que buscavam em primeiro lugar a presença e vontade de Deus (Mt 6.33), todavia, no Antigo Testamento esta ação era pontual.

 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. Joel 2:28-29

No Antigo Testamento a manifestação plena e absoluta do Espírito Santo de Deus na vida dos que creem era uma promessa, todavia, havia ações pontuais por parte de Deus, e muitos personagens entenderam a necessidade de uma Nova Vida, de ter um coração diferente, e que, não bastava a ritualidade da lei, sem SER nova criatura.

Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51:16-17

O fazer da Lei só tinha sentido se houvesse um novo coração, primeiro SER depois FAZER.

 4º - lugar, o Espírito Santo já foi derramado, a promessa enfim foi cumprida no Novo Testamento, e hoje – diferente do A.T., Ele age na vida de todo Novo Ser!

 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. João 14:16-18

Segundo as palavras de Jesus acima, o Espírito Santo ficaria, estaria conosco “sempre”, mas, somente para os que o conhecem – coisas espirituais para espirituais, pois o mundo não pode receber – coisas carnais com coisas carnais.

Mais uma vez – primeiro SER depois Ter e ou Fazer.

Mas, afinal de contas quem tem o Espírito Santo de Deus?

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar (...). E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 2:1-4

Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel. Atos 2:15-16

Veja algumas características daquelas que receberam primeiramente o Espírito Santo.

1-      Estavam juntos, reunidos, não apenas fisicamente – mesmo lugar, mas no mesmo propósito, objetivo e coração;

2-      Conheciam a promessa – tanto a do Antigo Testamento quanto a rememória desta em Jesus,

3-      Aguardavam a promessa, ou seja, criam nas palavras anteriores de Jesus.

4-      Perseveraram na promessa, aguardaram até se cumprir;

5-      Ao se cumprir a promessa foram as ruas para proclamar;

E ainda:

Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus? Atos 11:17

6-      Receberam a promessa quando CRERAM – nem antes, nem depois

7-   Entenderam que a promessa era para TODOS, não somente os judeus, não somente os de Jerusalém, não somente para um grupo restrito, mas a todos os que creem (João 1.12)

8-   Por fim, não resistem ao Dom do Espirito Santo.

 

CONCLUSÃO

 Antes de TER qualquer um dos Dons espirituais (e são muitas as possibilidades) é necessário SER nova criatura,

antes de FAZER qualquer coisa em nome de JESUS é necessário ESTAR em Cristo e, obedecer as suas Palavras.

 Agora viste a nossa "Lista de Dons" onde você terá um estudo especifico para cada Dom.

Até a próxima.

 

Abraços Pr. Públio Azevedo

Programação da Semana

Segunda-Feira  - 20 hs
Oração, Clamor e Vitória;

Terça-Feira       - 20 hs
Encontro das Mulheres;

Quarta-Feira    -
16h- Espaço Aberto- Esportes
19h30-RECUPERE - clique aqui
20h- Estudo Biblico/Doutrinario

Quinta-Feira     - 16 hs
Espaço para Adolescentes

Projeto Mulheres do XV

Sábado
8h- EDUCAXV-cursinho ENEM
13h- Ensaios -Adolescentes
14h- Evangelismo- PESCA
15h- Ensaios -Jovens
16h- LIBRAS -
Projeto Mãos que Libertam 
20h- Vide agenda do Mês

Domingos
9h00 hs - Culto da Manhã

9h45 hs - EBD/Ministérios

17h30 - Celebração
19h30 - Celebração

Mensagens

Login -XVNET

Mensagem do Pastor

Foto Culto IBPXV

“Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres."
Salmos 126:3

 A IBPXV é o espaço ideal para você (criança, adolescente, jovem ou adulto) e sua família buscar e desenvolver o Caráter de Jesus Criso.

Uma Igreja "VIVA e ALEGRE" que não abre mão da seriedade e reverência que o relacionamento com o Deus Eterno e Santo exige, assim sendo, manifesta em seus cultos e na vida em sociedade a alegria de filhos que sabem o Pai Amoroso que tem.

Cultos festivos, espontâneos e alegres. Louvor contagiante; Pregações atuais-relevantes;

Clamor/Intercessão contínuo.

Convido você a nos fazer uma visita, e caminhar conosco nesta busca até o Grande Dia de Encontro com o Senhor Jesus.

Abraços Pr. Públio Azevedo.

gp1

gp7

gp2

gp8

gp3

gp9

gp4

gp10

gp5

gp6